segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Visita de Blairo incendeia Santa Carmem

O sábado era para ser de festa em Santa Carmem-MT. A vinda do governador Blairo Maggi foi para inaugurar duas obras. Uma trapalhada da organização na hora de recepcionar o governador causou transtornos e prejuízos para vários moradores de um bairro popular (foto), que fica as margens da MT 140. Bem na entrada da cidade!
O problema iniciou quando os foguetes usados pelos organizadores, caíram sobre uma área com árvores e mato seco, ao lado das casas populares.

Além do problema ambiental, moradores como o professor Peter Barreto, não puderam dar continuidade aos trabalhos, por ter ficado sem comunicação. Os cabos do telefone foram arrebentados e o sinal da internet não tem previsão de volta.

Rosenadia Cardoso, mora ao lado do local que foi atingido pelas chamas. Teve que abandonar a casa e ainda terá o gasto com medicamentos para curar a filha da tosse. A menina já está fazendo inalação.

Os moradores tentaram solicitar o caminhão pipa da prefeitura, mas segundo eles, o caminhão estava quebrado. Eles tiveram que ligar a bomba d'água com a mangueira para controlar parte do fogo. Além disso, também pediram ajuda para o Ibama, que esteve no local.

A informação do professor Peter, é de que uma escola da cidade teria um projeto para reflorestar a área que foi queimada, mas nunca teve incentivo. Agora com o fogo na vegetação e atingindo também a nascente do rio, a situação fica ainda pior.

O detalhe que chama atenção, é que na hora em que o fogo atingia a região, as autoridades acabavam de se afastar do local da segunda inauguração para um almoço. Enquanto alguns comemoravam outros tentavam entrar em contato com a rádio e com a prefeitura, já que o corpo de bombeiros que atende a cidade é de Sinop. Não conseguiram resposta e nem ajuda, em um dia que teve visita de governador, fanfarra e foguetório, mas que terminou mesmo como uma grande confusão!

A reportagem de Magnos Oliveira e Danielle Vendrame, sobre a inauguração das obras do governador, e também sobre o fogo que atingiu a região, foi mostrada hoje no MTTV 1ª edição da TV Centro América.

Nenhum comentário: