segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Domingo quente

A reportagem de Magnos Oliveira; com narração de Andressa Lorenzetti, mostrou hoje no MTTV 1ª edição, da TV Centro América, a situação de duas queimadas que movimentaram o domingo de moradores em dois bairros de Sinop-MT.

A matéria:

A queimada pode ser vista de longe. Pela segunda vez, em pouco mais de duas semanas, a área é incendiada. As chamas atingiram os sítios de alguns moradores. Leni conseguiu salvar os animais. Mas terá problemas para mantê-los: "eu quero ver como é que eu vou tratar meus animais, agora que queimou o canavial", lamentou Leni Ferreira.

A correria em direção aos fundos da casa denuncia mais perigo. Outro morador teve o descanso interrompido para salvar a casa: "o descanso da gente é este! Passa a semana inteira trabalhando e acontece isso", contou João Evangelista.

O vento forte e a fumaça fez com que os pássaros abandonassem a mata, e colocaram o morador da casa de esquina, de plantão! Ele não teve tempo nem para conversar: "esse fogo vem de lá pra cá e vou ver se apago esse daqui", apressou-se Francisco Aroldo.

Com ajuda dos caminhões pipa da prefeitura, as casas foram salvas. Mas a imagem da destruição fica guardada: "a escola que minha irmã estuda está fazendo uma exposição de fotos sobre vários temas. Um deles é sobre queimadas e isso ajuda na prevenção, para mostrar como estão as queimadas na cidade", contou Vanessa Cordioli Bonato.

Os bombeiros pouco puderam ajudar. Com um balde e um regador de flores, dois deles se esforçaram: "estamos aqui, junto com a prefeitura tentando extinguir o incêndio enquanto nossa viatura de incêndio ABT, se encontra em outra localidade. Em outro bairro fazendo o mesmo serviço", confessou o soldado Tiago.

A outra ocorrência é esta! Distante 15 Km do centro de Sinop, no bairro Alto da
Glória. A mata ficou destruída! O dono da área trabalha com ajuda dos vizinhos para que o fogo não atinja outra propriedade: "aqui já é o segundo ano que pegou fogo, nessa região. Aqui eu estou ajudando para não pegar na minha área, que é pasto", destacou Vilson Marchioro.

No final, quem teve que abandonar a casa foi só o morador da mata! Não foi tão grande que foi só a mata né! Só que poderia ter pegado em alguma casa, da vizinhança, ai, ou no pasto também, como pegou no ano passado", concluiu Alessandro Marchioro.

Nenhum comentário: