terça-feira, 18 de agosto de 2009

Casa da Cultura ameaçada

A Casa da Cultura foi criada com a finalidade de preservar a história de Sinop, e serve também, como um banco de dados, em uma cidade que pretende ser pólo educacional.

O idealizador Luiz Erardi Ferreira dos Santos, conseguiu ver o sonho de mais de vinte anos realizado, tendo respaldo da população. Na casa o trabalho resulta em visitas, a maioria delas registradas em livro, que mostra o interesse não só de pessoas de Sinop, mas também de outros municípios.

Mas, nada se fala, e pouco se faz, para dar melhores condições de trabalho ao respeitado historiador da cidade. O local é o mesmo, desde que a idéia foi implantada. Um dos problemas é que o espaço ficou pequeno, pois além das fotos, documentos e objetos que já existem, pioneiros e familiares continuam contribuindo com doações.

Mas se continuasse como está, já seria interessante! O maior problema é que o projeto de Luiz Erardi só existe, pela vontade política do prefeito da gestão passada. O atual prefeito, já mostrou que não pretende dar continuidade aos projetos do principal opositor, e sendo assim, parece que um dos orgulhos de Sinop pode acabar. Ou ganhar um nova narrativa, correndo o risco de perder o rumo!

A curiosidade, é que o historiador foi secretário de governo do prefeito derrotado na gestão anterior ao que assumiu no ano 2000. Se o antigo gestor teve a inteligência de acreditar, e não oferecer obstáculos para que Luiz Erardi pudesse desenvolver seu trabalho. Agora, cabe ao atual prefeito decidir se o bom funcionamento da Casa da Cultura deve durar muito, ou pode durar pouco.

Nenhum comentário: