sábado, 13 de agosto de 2011

Desbravadores de Santa Rosa

Em 1946, os jornalistas José Amádio (repórter) e Ed Keffel (fotógrafo) da Revista O Globo de Porto Alegre - e com abrangência em todo o País - vieram a Santa Rosa.
Eles atenderam convite do então prefeito José Cezimbra Machado, que sugeriu mostrar o progresso da cidade, 16 anos após sua emancipação.

A intenção era apresentar um município em franco desenvolvimento e, desta forma, mudar a imagem de que Santa Rosa era uma “Terra de Bandidos”, como estava sendo conhecida naqueles tempos. A reportagem repercutiu positivamente.

E foi a partir deste material, que nasceu a idéia da produção do curta-metragem Desbravadores de Santa Rosa foi lançado no dia 12/08, dentro das programações dos 80 anos do município de Santa Rosa-RS.

O filme é uma produção do jornalista e cineasta santa-rosense Anderson Farias, com apoio na pesquisa da historiadora Tereza Christensen, que é atualmente a diretora de Cultura do município.

O projeto foi editado com a ajuda de 30 atores voluntários, entre eles, Vandré Ivan Assenheimer, Juca Fortes e Jairo Rodrigo Meinerz.

Com gravações em Santa Rosa e Santo Ângelo – feitas no mês de abril deste ano – e com apoio do Fundo Municipal de Cultura, que aplicou R$ 10 mil, a produção, que tem 25 minutos, foi desenvolvida em parceria entre as produtoras Plug, Casa Verde e Lanterna Mágica.

A equipe técnica contou com a participação do diretor de fotografia Alexandre Bragança, produção executiva e montagem de Pladinir Mallmann e trilha sonora do músico Claudio Joner.

A Revista do Globo foi um periódico ilustrado brasileiro editado quinzenalmente pela Livraria do Globo em Porto Alegre, entre 1929 e 1967.

Sua criação aconteceu após sugestão de Getúlio Vargas, servindo ao longo da primeira década de existência como um de seus porta-vozes e como importante divulgador de cultura no Rio Grande do Sul e também no Brasil.

A revista trazia matérias sobre variedades locais, nacionais e internacionais, divididas nas seções O Globo em Revista, Vida Literária, Belas Artes, Vida Social, Cineglobo e um espaço para atualidades esportivas.

Fonte: Jornal Noroeste

Nenhum comentário: