quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Mini-zoológico em Sinop

A prefeitura de Sinop, por meio das secretarias de Indústria, Comércio e Turismo e de Meio Ambiente, avalia a viabilidade para implantação de um mini-zoológico no município. Uma indicação foi aprovada, em março, pela Câmara de Vereadores, para criação da unidade no Parque Florestal, na região do Jardim Primaveras, onde está localizado, com objetivo de fomentar o setor turístico.

O secretário de Indústria e Comércio, Nevaldir Graf, o "Ticha", disse, ao Só Notícias, que uma primeira reunião já foi realizada para discutir todos os procedimentos necessários. Ele apontou que uma das principais dificuldades é conseguir a licença para implantação, justificando o trâmite moroso e burocrático, além dos recursos que precisam ser "levantados" para a efetivação. Uma nova reunião será realizada e data ainda será definida. Ele deixou claro que a implantação não está garantida, mas é uma possibilidade.

O parque florestal de Sinop é uma reserva de preservação permanente, aberta ao público, e está a aproximadamente 4 quilômetros do centro. Foi criado com o objetivo de ser uma área de lazer à população, e além de ter um lago, com várias espécies de peixes, é abrigo para tartarugas, macacos e araras. Recebe milhares de visitantes todos os meses. Com a implantação do mini-zoológico, outros animais poderiam ser "expostos".

Atualmente, o zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, é a única referência para o estado, e abriga mais de 400 animais apreendidos pelos órgãos fiscalizadores. Grande parte, está ameaçada de extinção, e pertence aos três ecossistemas regionais, a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal.

Fonte/Foto: Só Noticias

Nenhum comentário: