
A Operação tem por objetivo inicial impedir a continuidade do garimpo Novo Astro, próximo ao limite do Parque Nacional do Juruena, na divisa de Mato Grosso com o Amazonas.
O superintendente do Ibama em Mato Grosso, Ramiro Hofmeister, informou que cerca de 100 pessoas estavam acampadas no local e todas deverão prestar esclarecimentos sobre a exploração e desmatamento ilegal. Porém, não foi expedido nenhum mandado de prisão até o momento. “O objetivo agora é realmente saber quem são os ‘verdadeiros cabeças’ que comandavam a exploração no local” , disse Hofmeister.
Ele informou que ainda não há como dimensionar o tamanho da área explorada, onde foram apreendidos vários motores utilizados na extração de ouro e um trator de esteira.
Não sabemos exatamente a extensão dos danos. Estamos colhendo depoimentos das pessoas que estão lá e pretendemos identificar o grau de cada um na irregularidade. Além disso, queremos chegar aos grandes responsáveis pelos crimes", explicou Hofmeister.
Esse mesmo garimpo já foi descoberto pelo Ibama no ano passado, mas após a saída dos fiscais a atividade ilegal foi retomada novamente por garimpeiros. Agora, a intenção, segundo o superintendente do Ibama, é coibir definitivamente a extração de minério na área. Para isso, o Exército está fixando uma base no local e a previsão é que fique na região por pelo menos 30 dias.
O superintendente declarou que todo o material apreendido ainda está na área ilegal, porém, deve ser encaminhado inicialmente para Nova Bandeirantes. "Com o apoio logístico do Exército, que antes estava em Sinop e depois foi para Alta Floresta. Depois de Nova Bandeirantes, dependo de logística e da quantidade de materiais, vamos avaliar para onde encaminhá-los", afirmou.
Fonte: Fala Nortão
Um comentário:
o essa foto é montagem pq lá não existi isso não!!!! kkkkkkkkk
Postar um comentário