sábado, 20 de agosto de 2011

Garimpo em Nova Bandeirantes

Uma mega operação foi deflagrada na quinta-feira, 18, na região Norte de Mato Grosso. A Operação Bateia envolve o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA), a Força Nacional de Segurança, Exército Brasileiro e Polícia Federal. Durante a ação conjunta, uma área na região de Nova Bandeirantes, que vinha sendo explorada ilegalmente por garimpeiros foi retomada. Ao todo, 200 agentes federais com apoio de cinco helicópteros participaram da ação.

A Operação tem por objetivo inicial impedir a continuidade do garimpo Novo Astro, próximo ao limite do Parque Nacional do Juruena, na divisa de Mato Grosso com o Amazonas.

O superintendente do Ibama em Mato Grosso, Ramiro Hofmeister, informou que cerca de 100 pessoas estavam acampadas no local e todas deverão prestar esclarecimentos sobre a exploração e desmatamento ilegal. Porém, não foi expedido nenhum mandado de prisão até o momento. “O objetivo agora é realmente saber quem são os ‘verdadeiros cabeças’ que comandavam a exploração no local” , disse Hofmeister.
Ele informou que ainda não há como dimensionar o tamanho da área explorada, onde foram apreendidos vários motores utilizados na extração de ouro e um trator de esteira.

Não sabemos exatamente a extensão dos danos. Estamos colhendo depoimentos das pessoas que estão lá e pretendemos identificar o grau de cada um na irregularidade. Além disso, queremos chegar aos grandes responsáveis pelos crimes", explicou Hofmeister.

Esse mesmo garimpo já foi descoberto pelo Ibama no ano passado, mas após a saída dos fiscais a atividade ilegal foi retomada novamente por garimpeiros. Agora, a intenção, segundo o superintendente do Ibama, é coibir definitivamente a extração de minério na área. Para isso, o Exército está fixando uma base no local e a previsão é que fique na região por pelo menos 30 dias.

O superintendente declarou que todo o material apreendido ainda está na área ilegal, porém, deve ser encaminhado inicialmente para Nova Bandeirantes. "Com o apoio logístico do Exército, que antes estava em Sinop e depois foi para Alta Floresta. Depois de Nova Bandeirantes, dependo de logística e da quantidade de materiais, vamos avaliar para onde encaminhá-los", afirmou.
Fonte: Fala Nortão

Um comentário:

Railson e Adriana disse...

o essa foto é montagem pq lá não existi isso não!!!! kkkkkkkkk