terça-feira, 16 de agosto de 2011

Tablets

Os tablets estão se tornando cada vez mais populares, a IDC estima que até o final deste ano sejam vendidos entre 350 e 400 mil. No Brasil, ainda é grande a venda de PCs, mas neste ano os notebooks já sairão na frente. As pessoas têm optado por adquirir aparelhos mais fáceis de carregar. Contudo, não vejo os tablets tomando o lugar dos desktops ou notebooks, e nem mesmo dos smartphones, mas talvez dos netbooks.

Os computadores de mesa serão sim substituídos, mas não pelos tablets e sim pelos notebooks. Afinal, todos os programas que encontramos em um o outro possui. Uma prova disso é que já agora, em 2011, 51% dos computadores vendidos serão aparelhos portáteis, contra 49% de computadores de mesa, segundo estimativa da IDC.

Certamente, levará muito tempo para que os desktops deixem de existir. No Brasil, grande parte da população ainda não possui computador e os desktops têm preços mais acessíveis, ou seja, para uma parcela da população ainda é muito viável.

Ao contrário dos computadores de mesa, os notebooks terão vida longa. Eles possuem as mesmas características dos desktops, mas são portáteis. O que é muito interessante, principalmente, para trabalhar. Ao invés de usar um computador no trabalho e outro em casa e transferir dados por pen drive ou email, o notebook pode ser levado de casa para o trabalho e vice-versa. Assim é possível ter tudo em um único computador.

E se engana quem acredita que netbooks ou tablets, que também são fáceis de carregar, podem substituir o notebook. Apesar de ser portátil, o notebook é confortável. Você pode passar um dia inteiro trabalhando nele, usando o monitor e o teclado que ele possui sem problema algum. Já no caso dos tablets, digitar um texto, teclando sobre uma tela de vidro pode ser um pouco mais complicado para certos usuários.

Uma pesquisa da Nielsen mostra que 77% dos donos de tablets realizam funções que costumavam fazer em um computador no dispositivo móvel. As razões são diversas, mas, em minha opinião, isso é normal. As pessoas usam notebooks e computadores de mesa para tarefas mais demoradas, como trabalhar, e usam os gadgets para se divertir e acessar informações mais rápidas.

Não vai ser fácil surgir um aparelho que substitua o notebook. Já o netbook é passível de substituição, porque tem teclado e tela menores, tornando assim desconfortável para quem passa horas na frente do computador.

Além disso, os netbooks possuem recursos inferiores em relação a grande maioria dos notebooks. Por isso, como o próprio nome já indica, os netbooks são ideais mesmo para navegar na internet, sem nenhum compromisso, pois para tarefas mais elaboradas, o ideal é mesmo é usar um notebook.

Por esse motivo, acredito que os netbooks podem sim perder um pouco do espaço que ocupam para os tablets, pois ambos são usados para acessar a internet, escrever textos curtos e assistir vídeos. A diferença é o teclado, mas para as funções que eles exercem, não vejo isso como uma vantagem.

Outra possível dúvida é se os tablets podem substituir os smartphones. Não vejo como. Smartphones são celulares com diversas outras funções, mas possuem uma característica muito própria, podem ser carregados no bolso, o que não é possível fazer com um tablet. Acredito que não é interessante fazer a troca mesmo para quem anda com mochilas ou bolsas. O smartphone é muito mais prático e ainda realiza algumas funções do tablet, como o acesso a Internet, por exemplo.

Cada aparelho tem o seu espaço. Computadores de mesa, mesmo ultrapassados, para usar em casa ou no trabalho, ainda são interessantes, assim como os notebooks, que também têm essa característica de serem usados mais para trabalhar ou tarefas mais elaboradas. Smartphones, antes de qualquer outra função, são aparelhos móveis e fáceis de carregar, usar e guardar. Os tablets podem ser usados para leitura de livros, navegação, redes sociais, para jogar e por terem essa característica podem substituir bem os netbooks. Mas nada acontece do dia para a noite e ainda vamos ver muitos desses aparelhos por aí sendo usados junto com os novos que irão surgir.

Fonte: AdNews
Por João Moretti, diretor da MobilePeople

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