domingo, 21 de agosto de 2011

Faturamento publicitário

O faturamento publicitário dos veículos de comunicação cresceu 5% (nominais) de janeiro a maio de 2011 em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a R$ 10,4 bilhões, segundo o Projeto Inter-Meios. Esse desempenho foi puxado pela internet (que cresceu 18,9%), mídia exterior (15,8%) e TV por assinatura (14,1%). Já jornais, guias e listas, cinema e rádio tiveram desempenho negativo. ATV aberta – que, com 63,8% do total das verbas publicitárias, é a que mais influencia na média do mercado – faturou 5,2% a mais que nos primeiros cinco meses de 2010.

Omaior crescimento entre os meios pesquisados foi o da internet (18,9%), que arrecadou R$ 492,5 milhões de janeiro a maio. A maior fatia, entretanto, continua com a TV aberta, que arrecadou R$ 6,669 bilhões no período. O segundo meio com melhor desempenho foi a mídia exterior, com faturamento de R$ 344 milhões. Desse total, mais da metade (54,8%) corresponde a verbas investidas em outdoor, categoria que cresceu 12,4%. O destaque da mídia exterior fica com o segmento de paineis (crescimento de 33,7%) e mobiliário urbano (24,8%). O digital out of home, que vinha apresentando crescimento agressivo, fechou o período com índice 12,8% superior ao mesmo período do ano passado.

Entre os meios com desempenho positivo, a internet faturou R$ 492,5 milhões, mantendo seu share na casa dos 4,7%, fatia um pouco maior que a da TV por assinatura (3,7%), que faturou
R$ 388,6 milhões. As revistas também cresceram um pouco acima da média (6,2%), registrando arrecadação de R$ 699,8 milhões e share de 6,7%.

Fonte: mmonline.com.br

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