sábado, 7 de junho de 2008

Esperando por um dono

A foto ao lado é da gatinha que foi levada no dia 22 de abril, para a Drª Alessandra Pacola, ela é voluntária da Apams e recebeu a gata que foi encontrada abandonada em uma estrada de Sinop-MT, com fome e doente. Depois de tratada a médica veterinária ainda está com a gatinha na clínica. Hoje ela aparece na foto abaixo, e aguarda por um dono. Coisa que é dificil de acontecer, pois a gatinha apresenta deficiências que dificultam uma adoção.
Confira o diagnóstico da Drª Alessandra:
Qual a situação da gata quando ela foi entregue na clínica?
Ela apresentava uma rinotraqueíte, estava bem debilitado, mal conseguia andar. Nós conseguimos operá-la, só que ela já perdeu a visão, provavelmente por ter ficado muito tempo, abandonada na rua. O animal também não tem dente nenhum, provavelmente ela nasceu assim, a alimentação dela tem que ser pastosa.

A gatinha já pode ser adotada?
Sim, é um animal bem amigável, mas é dificil a gente passar para doação um animal que não tem dentes, que não consegue se alimentar direito e que é cego.

Qual é o procedimento do profissional voluntário, depois que o animal está curado, ele é colocado junto com os outros na Apams?
Por enquanto ela fica comigo. Os animais que muitas vezes não conseguem ser doados, eles vão ficando com a gente. Eu mesmo como voluntária estou pensando em ficar com ela, caso não se encontre um doador. Até mesmo para que ela não volte pra rua.

Mesmo com esta dificuldade de adoção, sempre se tenta a recuperação de animais? Em quais casos o animal é sacrificado?
Quando a gente recebe um animal, sendo uma doença reversível, sempre se tenta fazer o tratamento, mesmo sendo prolongado e tendo um custo, muitas vezes significativo para a empresa. Só sacrificamos animais que não tenham condições de recuperar, mas na Apams, 90 % são curados.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Magnos!
Vim conferir o endereço que me passou! Meus parabéns! Certamente passarei aqui mais vezes!
A gatinha ficou realmente linda! É impressionante como podem ser reabilitados precisando de algo tão simples... atenção!
Grande abraço!
Elizangela - APAMS

Anônimo disse...

Ah, esqueci de dizer que caso vcs estejam interessados em outras informações é só entrar em contato!
Obrigada pela oportunidade!
Abraço para vc e o Fábio.