terça-feira, 10 de junho de 2008

Um problema também do interior

Problemas de poluição e desperdício são comuns em muitas cidades do Brasil
Em várias cidades do Brasil, os mananciais apresentam problemas de poluição e de desperdício de água nas redes de distribuição. A observação é da coordenadora do Instituto Socioambiental (ISA), Marússia Whately.
No final do ano passado, o instituto constatou por meio de uma pesquisa que o desperdício de água diário de todas as capitais brasileiras, juntas, seria suficiente para abastecer uma população de 38 milhões de pessoas, por dia.
– É praticamente a população da Argentina inteira. Ou seja, a gente perde por dia, antes de chegar à casa dos consumidores, uma quantidade de água muito grande – disse Marússia Whately, em entrevista á Rádio Nacional.

Ela ressaltou que, embora o Brasil seja um dos países com maior quantidade de água – cerca de 12% de água potável –, a distribuição no território nacional não é adequada.
– Tem locais que têm muita gente e pouca água, é o caso de São Paulo, por exemplo.
De acordo com a coordenadora do ISA, a capital paulista é uma das cidades brasileiras que já vivem chamado “estresse hídrico”.
– Nós já temos uma produção de água muito próxima do que se precisa tirar dos mananciais para consumo. Mas, apesar disso, nós temos uma perda de água muito grande – disse, ao destacar que em São Paulo, por exemplo, o desperdício chega a 30%. Esse volume daria para abastecer mais de 4 milhões de pessoas.
Foto: desperdício em Sinop-MT, por Magnos Oliveira.
Fonte: Agência Brasil.

Nenhum comentário: