terça-feira, 24 de junho de 2008

Precariedade no transporte coletivo

A sessão da câmara de vereadores de Sinop-MT virou uma graça. Ontem, os vereadores entre uma leitura e outra das indicações, arrumaram tempo e usaram a tribuna para brincar sobre a falta de um dos colegas que estava de lua-de-mel. Começou e terminou tão pouco interessante, que enquanto alguns falavam em plenário, outros estavam constantemente em conversas paralelas, sem contar o entra e sai em direção aos gabinetes. Antes mesmo do término do grande expediente, a maioria já tinha ido embora.
Durante o grande expediente, cobranças sobre a vergonha que é o serviço de transporte coletivo em Sinop-MT. Já sofri na pele a experiência de encarar o transporte coletivo. A foto é deste ano, para informar os passageiros, na época da exponop. Não tive coragem de encarar o transporte coletivo, pra falar a verdade, depois da última vez, que peguei o ônibus, justamente em uma noite de exponop, não repeti a experiência.
Para ir até a feira, tive que andar algumas quadras, até a avenida principal do meu bairro. Lá, não tinha nenhuma parada, mas existia um papel; colado em um estabelecimento comercial, como este do ano de 2008. Aí fui para a feira e na volta o absurdo: tive que esperar mais de uma hora para poder voltar pra casa. O motivo: a espera pra lotar alguns ônibus. Eu não acreditei! Só esperei e consegui me controlar, pelo fato de ter encontrado meu amigo, Romeu Picolli, que trabalhava na empresa.
Agora, passado um ano vejo que a situação é ainda pior, pois pelo que foi relatado na câmara de vereadores, a empresa estaria alterando algumas linhas, em bairros da cidade, sem dar justificativas, ou comunicar a população. Além da falta de paradas de ônibus nos locais em que existe o transporte coletivo na cidade.
De bom foi destacado o projeto Cata Óleo, da Escola Municipal Armando Dias, com o objetivo de fazer o reaproveitamento do óleo vegetal usado em residências. Segundo relatou o vereador, líder do governo, Sinop consome aproximadamente 200 mil litros de óleo de cozinha por mês.
O óleo de cozinha recolhido pelas famílias dos alunos será entregue para uma Cooperativa de Feliz Natal, que já trabalha com a produção de biodiesel a partir da soja e girassol.

Um comentário:

Unknown disse...

O transporte em Sinop sempre foi ruim, e não sei porque ninguém consegue melhorá-lo. Essa nova empresa tem a vantagem de ter ônibus novos, mas é só. A TCS oferecia mais horários e informações, acho que ela era melhor, o problema dela eram os carros velhos, se não fosse isso... Espero que o poder público faça alguma coisa, pois já morei em outras cidades do porte de Sinop e aqui, com toda a certeza, está o pior transporte.