sexta-feira, 6 de junho de 2008

Sobram focos de queimadas em Sinop-MT.

A queimada noturna (foto) é no setor industrial de Sinop-MT, próximo ao parque de exposições. O fogo atingiu uma área que deveria estar limpa, mas que tomada pelo mato e com a falta de chuva se transformou em perigo, principalmente para os equipamentos de uma empresa de energia elétrica, próxima da área. Os bombeiros foram chamados pelo guarda da empresa e jogaram água, mas o fogo no local durou bastante tempo e fez muita fumaça que atingiu, principalmente, os bairros Jardim das Primaveras e Parque das Araras, na noite de quarta-feira.
Outro bairro que sofre com a falta de limpeza dos terrenos é o Jardim América. Todos os anos o fogo atinge o local, colocando em risco as casas, muitas delas de madeira. Na quinta-feira, por volta as 15h, na rua Formosa, um morador que estava no local, construindo uma casa (foto direita), se não colocou fogo no terreno ao lado, também não fez nada para evitar. Com o vento forte a fumaça e as faíscas, foram todas para casa do lado. As mulheres da casa recolheram a roupa do varal e fecharam a residência. Os vizinhos da frente também não reclamaram da situação.
E o hábito de colocar fogo para limpar terrenos é normal para os moradores da cidade, embora seja crime, tanto que logo depois, na rua dos Manacás, no Jardim Santa Mônica (foto), outro camarada limpava o terreno, colocando fogo no local. Mesmo filmando a figura, ele não parou o serviço, ignorou minha presença e continuou fazendo o trabalho.
Queimada urbana é um crime contra a saúde pública, mas não existe nenhuma propaganda do poder público para alertar os moradores sobre os atos ilegais. Também não existe fiscalização, ou pelo menos divulgação de pessoas que tenham sido notificadas pela prática que é comum na cidade.
As imagens das queimadas, registradas pelo repórter cinematográfico Magnos Oliveira, foram exibidas, no MTTV 1ª e 2ª edição da TV Centro América, da quinta-feira.

Nenhum comentário: