segunda-feira, 2 de junho de 2008

Reserva Ambiental ou lixão?

As fotos foram tiradas hoje, 13h, em Sinop-MT, em uma área que seria de Reserva Ambiental, mas que está com cara de lixão. A mulher que saiu com um saco de laranjas, disse que toda semana passa por ali e consegue algumas frutas que ainda podem ser aproveitadas, contou que hoje não estava muito bom, mas que em alguns dias "eles deixam mais coisas". Na entrada existe um guarda. Em uma conversa informal, sobre a situação de existirem restos de alimentos, e lixo no local, ele disse que só existe a guarda até sábado de manhã, depois, fica sem ninguém "cuidando", até segunda-feira. Falou que quando chega está novamente cheio de lixo.
Perguntei ainda sobre o fogo, ele disse que tinha ligado para o pessoal vir jogar água, e até o momento, não tinha aparecido o caminhão. Aproveitou para me falar que na semana passada um médico, esteve falando com ele, reclamando da fumaça que tomou conta do Bairro Jardim Paraíso, no qual existe um hospital, bem próximo da reserva.
O fogo continua ao mesmo ao lado do local, no qual um caminhão da prefeitura (foto direita), coloca restos de galhos. A questão é preocupante, além de ser uma área ambiental, tomada pelo lixo, que irá incendiar o restante da reserva nos próximos dias, existe o fato de que o poder público deveria dar o exemplo, para poder fiscalizar queimadas que estão acontecendo em Sinop.
Na mesma hora, outra área, no Jardim Celeste, atrás da reserva ambiental, estava queimando (foto ao lado), uma área grande, na qual o proprietário deve ter colocado fogo para limpar o mato seco. A pergunta que fica é com que moral, pode-se punir alguém, quando o próprio poder público, que deveria fiscalizar, deixa, queimando, durante uma semana uma área que é de Reserva Ambiental?

Nenhum comentário: