sexta-feira, 6 de junho de 2008

O jornalismo que vem da audiência

- O mundo de hoje é um mundo melhor que o de antigamente, todos podem falar e gerar conteúdo - declarou o doutor em Comunicação e professor da Universidade de São Paulo, Manuel Carlos Chaparro, nesta sexta, em Porto Alegre, em painel sobre ética no Fórum de Debates promovido pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI). O evento faz parte da semana comemorativa dos 200 anos da imprensa no Brasil.

Dentro de uma discussão sobre ética, Chaparro conseguiu refletir sobre o fenômenos de produção de conteúdo por parte da audiência que se verifica na internet (a chamada geração C).

O português radicado no Brasil tem uma visão otimista, sem deixar de lado a crítica. Ele falou também sobre a "revolução das fontes" – se antes o jornalista ia à rua atrás de fontes, agora, cada vez mais, as fontes se tornaram competentes para abastecer a mídia. Isso em especial através de assessorias que, com competência, usam a imprensa como ferramenta de marketing.

– Não podemos deixar o marketing se sobrepor à linguagem jornalística. Até porque não interessa ao marketing o apodrecimento da linguagem jornalística – advertiu o professor.

Fonte: Blog Rede Mídia
Foto: Larry Silva/Divulgação

Nenhum comentário: