terça-feira, 24 de junho de 2008

Está precisando mesmo

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz e o senador Gilberto Goelnner, foram recebidos, hoje de manhã, em Brasília, pelo ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger. Eles apresentaram o projeto Lucas do Rio Verde Legal, desenvolvido há cerca de 2 anos, em Lucas, visando eliminar passivos ambientais e regularizar áres onde houve degradação ambiental. Mais de 600 fazendas foram cadastradas e, as que tiveram excesssos de desmates, estão iniciando reflorestamento.

O ministro foi informado dos avanços no projeto, criado pela prefeitura de Lucas e gerenciado pela ONG TNC, com apoio de multinacionais do agronegócio. "Mostramos ao ministro que este projeto por ser desenvolvido em todo o país. Mas é preciso o governo federal encabeçar esta luta, criar uma lei específica e chamar os municípios para fazerem sua parte, assim como está ocorrendo em Lucas do Rio Verde e começa a ser feito por consórcios na região Norte", disse Marino, ao Só Notícias.

Coordenador do PAS - Programa da Amazônia Legal- o ministro Mangabeira Unger deve discutir a proposta com Ministério do Meio Ambiente e outras pastas para buscar viabilizá-lo. Será necessário alocar um volume considerável de recursos para fazer um mapeamento das áreas onde houve excesso na derrubada de reservas legais, por exemplo, e deve ser um trabalho a médio prazo.

"É preciso dar o ponta pé inicial logo, mudar esta página de só operações repressivas e iniciar a regularização de áreas proporcionando condições para os proprietários reflorestarem onde houve excessos. Tem que vir de cima baixo (iniciativa do governo) e deve ser firmado grande pacto nacional", defendeu Marino.
Fonte: Sonoticias
Foto reprodução: Jornal Folha Verde, por Magnos Oliveira.

Nenhum comentário: