quinta-feira, 26 de junho de 2008

Rua das Hortências ou das Hortênsias?

Nas ruas da cidade de Sinop-MT, existiu a característica de se colocar nomes de árvores e plantas. No bairro Jardim Paraíso, várias delas são com nomes de plantas. Uma delas é a Rua das Hortênsias. É dificil encontrar em alguma esquina, ou nas casas, o nome da rua. Agora estão pintando os postes. O da foto traz o nome da rua com (c). Aí fui pesquisar no mapa e pude ver que o nome da rua também está com (c). Acredito que deva ter ocorrido algum equívoco, ou não foi respeitada a regra na hora de se dar nome para a Rua das Hortênsias.
Bom tá fácil para corrigir, pelo menos nos postes, até mesmo pelo fato de que a maioria deles está pintado somente com a parte azul, na qual ainda falta colocar o nome da rua.
Em Sinop, recentemente nós tivemos a alteração do nome de uma faculdade, que se chamava Fasip e passou a ser denominada Fasipe. Eu não sei o motivo da troca de nome. Mas ele veio logo depois que acadêmicos da faculdade foram até o programa do Jô, na Rede Globo, quando o apresentador chamou o pessoal da Fasip, falando o nome com som de (s). Foi "corrigido", pelos acadêmicos que disseram o nome com som de (z). O apresentador espantado, concordou com a platéia: "claro, todos sabem que entre duas vogais a letra (s) fica com som de (z)".

Nenhum comentário: