terça-feira, 3 de junho de 2008

Estado que mais derrubou árvores.

Uma área equivalente ao Estado do Rio de Janeiro, este é o total desmatado pelos Estados, o campeão em derrubar árvores: Mato Grosso. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em São José dos Campos, interior de São Paulo. Nos nove meses, entre agosto de 2007 e abril de 2008, foram desmatados, 5.850Km² da floresta amazônica. O número já é maior do que o devastado nos doze meses anteriores: 4.974Km². Só em abril deste ano 1.123Km² de mata vieram abaixo, 70% foram derrubados só em Mato Grosso.
A notícia gerou protestos. Produtores e pecuaristas contestam os números do INPE e pedem que o governo do Estado percorra as áreas apontadas pelo satélite para confirmar se os desmatamentos são mesmo recentes. O setor reclama ainda que o governo federal, investe muito em fiscalização e pouco no agronegócio.
"O governo tem feito ações empregando seus recursos em muita fiscalização, em pirotecnia, ao invés de canalizar esses recursos para recuperação de áreas degradadas", declarou Rui Prado, presidente da Famato.
Em Brasília, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, prometeu mais medidas de fiscalização, entre elas a operação Boi Pirata que vai apreender gado criado em áreas ilegais além de 500 novos homens cedidos pelo Ministério da Justiça que vão formar os batalhões ambientais especializados para atuar na Amazônia.
"A nossa expectativa é que essas medidas tomem efeito de tal maneira que a comparação dos dados de junho deste ano tenham redução em relação aos dados de junho a setembro do ano passado", declarou Carlos Minc.
O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, contestou os números, mas desta vez não quis embate com o ministro do Meio Ambiente, preferiu dizer que novas estratégias serão traçadas em conjunto para tirar o Estado do topo da lista de inimigos da Amazônia.
"Vamos estar nos próximos dias nos reunindo pra alinhavar as metodologias que nós estamos utilizando e que o meio ambiente também usa, enfim, fazer políticas mais preventivas, acho que é disso que nós estamos precisando neste momento", disse Blairo Maggi.
Fonte: Jornal da Globo, 03 de junho 2008.
Foto: área da Gleba Mercedez, em Sinop-MT.

Nenhum comentário: