domingo, 29 de junho de 2008

Sem Paulo Pan há 11 anos

Hoje completam 11 anos da morte de Paulo Pan, confira a reportagem do Jornal Novo Estado da primeira quinzena de julho de 1997, sobre o acidente na prova em Canarana.

Sinop Chorou a mote de Paulo Roberto Pan
O motociclismo mato-grossense está de luto. O piloto Paulo Pan, 29 anos, considerado o "Ayrton Senna" de Sinop, morreu depois de um acidente que sofreu em Canarana, durante a quinta etapa do Campeonato Estadual de Motocross.
O corpo do piloto chegou em Sinop por volta das 8h30 do dia 30/06/97, esperado por uma multidão que quis ver de perto o tri-campeão mato-grossense. Para o povo sinopense, morreu como um herói.
Paulo Pan liderava a primeira bateria da quinta etapa do Estadual no início da prova, quando aconteceu a tragédia. Conforme informações, ele caiu depois de passar por uma lombada alta e, na seqüência, o piloto Xiru, de Colíder, que o acompanhou na viagem de 1.200 quilômetros de Sinop a Canarana, o atropelou, quando ele já estava levantando. O choque causou a fratura do pescoço de Paulo Pan.
O piloto recebeu atendimento médico ainda na pista, mas os ferimentos foram graves, sendo necessário a sua transferência imediata para um hospital de Goiânia. Ele não resistiu às lesões e morreu ainda no avião, após sofrer três paradas cardiacas.
Familiares, amigos e fãs formaram uma concentração grande na chegada do piloto. Por causa do impacto seu rosto ficou irreconhecível. O sepultamento foi realizado no final da tarde, no cemitério da cidade. O prefeito municipal de Sinop, Adenir Alves Barbosa, decretou luto oficial por três dias no município.
Paulo Pan foi campeão mato-grossense em 92, 94, e 95 e chegou a ser apontado como um dos maiores pilotos da década no Estado. De família nobre, ele já estava pensando em parar de pilotar. Além de piloto, ele era presidente do Moto Clube de Sinop e um dos orgulhos da cidade.
Choque
A morte de Paulo Pan causou grande choque a toda classe do motociclismo mato-grossense. O vice presidente da Federação Mato-grossense de Motociclismo, Iran Pelosi, anunciou o cancelamento da prova marcada para o final de semana passada em Sinop, que abriria a disputa do Estadual de Supercross. "Foi uma fatalidade que ninguém jamais poderia prever", comentou ele, lembrando que em toda a história do motociclismo mato-grossense, jamais foi registrado uma morte causada por acidente durante uma prova.
O presidente do Moto Clube Várzea-grandense, José Carlos Gabriel, foi um dos que mais lamentou. "Além de ser uma grande pessoa, era meu amigo pessoal. Uma das almas mais incríveis. Senti sua perda, como senti quando perdemos Senna. Espero que o falecimento de Paulo Pan sirva de exemplo para todos, se ocorreu por faltade assistência". Segundo ele, este é o terceiro acidente em prova de cross com vítima no Brasil, desde 89. Paulo Pan deu seu último salto para correr nas pistas do céu.

Nenhum comentário: