segunda-feira, 30 de junho de 2008

Depois da 8ª rodada do brasileirão

Confira como está a classificação geral dos times que desde 2003 participam ou participaram do campeonato brasileiro. Depois da rodada do final de semana, o Flamengo é o líder do campeonato e os artilheiros são Guilherme do Cruzeiro e Alex Mineiro do Palmeiras.

1º - São Paulo - 386
2º - Santos - 367
3º - Internacional - 348
4º - Cruzeiro - 346
5º - Atlético Paranaense - 319
6º - Goiás - 317
7º - Corinthians - 311
8º - Flamengo - 307
9º - Figueirense - 300
10º- Fluminense - 296
11º- Vasco - 288
12º- Paraná - 281
13º- Palmeiras - 267
14º- Juventude - 266
15º- Atlético-MG - 237
16º- Botafogo - 224
17º- São Caetano - 215
18º- Ponte Preta - 204
19º- Coritiba - 194
20º- Grêmio - 164
21º- Paysandu - 146
22º- Fortaleza - 142
23º- Vitória - 118
24º- Guarani - 110
25º- Criciúma - 110
26º- Náutico - 63
27º- Sport - 59
28º- Bahia - 46
29º- Brasiliense - 41
30º- Santa Cruz - 28
31º- América-RN - 17
32º- Portuguesa - 12
33º- Ipatinga - 5

domingo, 29 de junho de 2008

Mudança no cenário de armazenamento

Até pouco tempo atrás, o aumento da produção agrícola no Brasil criava sérios problemas de armazenagem. Agora, a situação até está mudando em alguns lugares como você vai ver em dois estados, começando por Goiás.

Acreína, no sudoeste goiano, já foi um dos maiores produtores de algodão do estado, mas o maquinário abandonado mostra bem o que aconteceu. A maioria dos produtores trocou o algodão pela cana. Das 13 algodoeiras que funcionavam, hoje apenas uma está em atividade. "Com essa brusca redução da área plantada de algodão, várias algodoeiras da região ficaram sem ter matéria prima para estarem processando", diz João Matos, presidente da cooperativa.

Estas mudanças atingiram também outra ponta da cadeia produtiva.

Nos armazéns mais antigos de Acreúna, que começaram a funcionar em 1974, já estocaram mais de 60 mil toneladas de milho. Hoje a situação é de portas fechadas e lá dentro só tem máquinas paradas.

"A nossa unidade, ela tá pronta pra receber todo o tipo de grão, soja milho sorgo, né, feijão. Basta apenas que haja a demanda pra que a gente volte a funcionar", diz Márcio Figueiredo, dono do armazém.

Hoje pode se dizer que sobram armazéns em Acreúna. A situação é semelhante a encontrada em outros municípios goianos tanto que a Conab aponta o estado de Goiás como tendo mais armazens do que grãos.

Situação bem diferente da que o agricultor enfrenta em Mato Grosso.

O milho safrinha enche os olhos do agricultor Célio Riefel. Na lavoura com 580 hectares em Sinop, norte de Mato Grosso, a produtividade chega a 90 sacas por hectare. Seu Celio conta que comprometeu 30% da produção na troca por insumos. A outra parte ele não pretende vender agora. "Eu programei um armazém para estocar e vender mais pro final do ano. Lá pra setembro, outubro, na hora que o preço melhorar", diz ele.

Mato Grosso deve colher quase 6,5 milhões de toneladas de milho safrinha, 27% a mais do que no ano passado.

A colheita ainda está no começo. Nem 10% do milho safrinha cultivado em Mato Grosso chegou aos armazéns. Mesmo assim, os primeiros negócios já sinalizam que pode faltar espaço para armazenar a produção até o final da safra.

O gerente de um armazém afirma que os silos ainda estocam parte da soja colhida na safra de verão. Além disso, o recebimento do milho safrinha deve aumentar ainda mais nas próximas semanas. "Ainda é muito cedo pra dizer que pode faltar armazém, mas existe essa possibilidade porque nós estamos agregando um valor de 30% a mais de produção do grão de milho em relação a safra 2006/2007. Depende muito se este produto vai sair logo daqui para as indústrias", diz Wellington de Paula, gerente do armazém.
Confira o vídeo da reportagem exibida hoje no Globo Rural, no site: www.globo.com/globorural.

Sem Paulo Pan há 11 anos

Hoje completam 11 anos da morte de Paulo Pan, confira a reportagem do Jornal Novo Estado da primeira quinzena de julho de 1997, sobre o acidente na prova em Canarana.

Sinop Chorou a mote de Paulo Roberto Pan
O motociclismo mato-grossense está de luto. O piloto Paulo Pan, 29 anos, considerado o "Ayrton Senna" de Sinop, morreu depois de um acidente que sofreu em Canarana, durante a quinta etapa do Campeonato Estadual de Motocross.
O corpo do piloto chegou em Sinop por volta das 8h30 do dia 30/06/97, esperado por uma multidão que quis ver de perto o tri-campeão mato-grossense. Para o povo sinopense, morreu como um herói.
Paulo Pan liderava a primeira bateria da quinta etapa do Estadual no início da prova, quando aconteceu a tragédia. Conforme informações, ele caiu depois de passar por uma lombada alta e, na seqüência, o piloto Xiru, de Colíder, que o acompanhou na viagem de 1.200 quilômetros de Sinop a Canarana, o atropelou, quando ele já estava levantando. O choque causou a fratura do pescoço de Paulo Pan.
O piloto recebeu atendimento médico ainda na pista, mas os ferimentos foram graves, sendo necessário a sua transferência imediata para um hospital de Goiânia. Ele não resistiu às lesões e morreu ainda no avião, após sofrer três paradas cardiacas.
Familiares, amigos e fãs formaram uma concentração grande na chegada do piloto. Por causa do impacto seu rosto ficou irreconhecível. O sepultamento foi realizado no final da tarde, no cemitério da cidade. O prefeito municipal de Sinop, Adenir Alves Barbosa, decretou luto oficial por três dias no município.
Paulo Pan foi campeão mato-grossense em 92, 94, e 95 e chegou a ser apontado como um dos maiores pilotos da década no Estado. De família nobre, ele já estava pensando em parar de pilotar. Além de piloto, ele era presidente do Moto Clube de Sinop e um dos orgulhos da cidade.
Choque
A morte de Paulo Pan causou grande choque a toda classe do motociclismo mato-grossense. O vice presidente da Federação Mato-grossense de Motociclismo, Iran Pelosi, anunciou o cancelamento da prova marcada para o final de semana passada em Sinop, que abriria a disputa do Estadual de Supercross. "Foi uma fatalidade que ninguém jamais poderia prever", comentou ele, lembrando que em toda a história do motociclismo mato-grossense, jamais foi registrado uma morte causada por acidente durante uma prova.
O presidente do Moto Clube Várzea-grandense, José Carlos Gabriel, foi um dos que mais lamentou. "Além de ser uma grande pessoa, era meu amigo pessoal. Uma das almas mais incríveis. Senti sua perda, como senti quando perdemos Senna. Espero que o falecimento de Paulo Pan sirva de exemplo para todos, se ocorreu por faltade assistência". Segundo ele, este é o terceiro acidente em prova de cross com vítima no Brasil, desde 89. Paulo Pan deu seu último salto para correr nas pistas do céu.

sábado, 28 de junho de 2008

Foto da semana: Avenida das Acácias.

Moradores da Avenida das Acácias, no Jardim Botânico plantaram árvores no canteiro. Uma iniciativa para ser seguida.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Victor & Leo em Sorriso

O Show foi no Estádio Municipal da cidade de Sorriso-MT. O nome de "Victor Chaves" está no topo da lista dos maiores arrecadadores de direitos autorais do ECAD, juntamente com Roberto Carlos, Chico Buarque e Carlinhos Brown.
A dupla mineira em 2007 fez mais de 200 shows e segundo o site dos cantores: www.victoreleo.com, o público aproximado, que assistiu Victor&Leo cantarem ao vivo, em 2007, foi de mais de 2 milhões e meio de pessoas e com o CD Victor&Leo ao Vivo receberam o primeiro "Disco de Ouro", referente a 60.000 cópias vendidas.
A reportagem de Magnos Oliveira e Edevaldo Nascimento, com apoio de Aécio Novaes foi exibida no MTTV 1ª edição de hoje da TV Centro América.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Moradora famosa de Lucas do Rio Verde

É a Belinha, ela apareceu na reportagem de Fábio Mezzacasa e Magnos Oliveira. No site www.globo.com/globonews no dia 23/06/2008 pode-se conferir a matéria da equipe da TV Centro América de Sinop-MT.

Rua das Hortências ou das Hortênsias?

Nas ruas da cidade de Sinop-MT, existiu a característica de se colocar nomes de árvores e plantas. No bairro Jardim Paraíso, várias delas são com nomes de plantas. Uma delas é a Rua das Hortênsias. É dificil encontrar em alguma esquina, ou nas casas, o nome da rua. Agora estão pintando os postes. O da foto traz o nome da rua com (c). Aí fui pesquisar no mapa e pude ver que o nome da rua também está com (c). Acredito que deva ter ocorrido algum equívoco, ou não foi respeitada a regra na hora de se dar nome para a Rua das Hortênsias.
Bom tá fácil para corrigir, pelo menos nos postes, até mesmo pelo fato de que a maioria deles está pintado somente com a parte azul, na qual ainda falta colocar o nome da rua.
Em Sinop, recentemente nós tivemos a alteração do nome de uma faculdade, que se chamava Fasip e passou a ser denominada Fasipe. Eu não sei o motivo da troca de nome. Mas ele veio logo depois que acadêmicos da faculdade foram até o programa do Jô, na Rede Globo, quando o apresentador chamou o pessoal da Fasip, falando o nome com som de (s). Foi "corrigido", pelos acadêmicos que disseram o nome com som de (z). O apresentador espantado, concordou com a platéia: "claro, todos sabem que entre duas vogais a letra (s) fica com som de (z)".

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Bocas de lobo precisam de manutenção

O cheiro horrível das das bocas de lobo, situação que determina a proliferação de mosquitos, não é o principal problema na cidade de Sinop-MT. Além da falta de grades na frente das bocas de lobo; situação que acaba ajudando para o entupimento, existe também, a falta de manutenção. Passando por muitas delas podemos ver as mais diversas situações. Mas na Avenida da Itaúbas, esta da foto chama atenção.
Em outro ponto da cidade, na Avenida dos Ingás, a situação não é diferente a boca de lobo do redondo da avenida também está quebrada.
Na Avenida das Figueiras, a tampa da boca de lobo ainda não quebrou, mas já está fora do lugar, de maneira totalmente irregular, só pra citar três lugares que precisam de melhorias.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Crime ambiental

A queimada acontece na tarde desta terça-feira, eram 14h. Atrás do Ceprotec, em volta da área de preservação, o mato queimava. Além da fumaça, prejudicial para saúde da população, existe o agravante da provável queima de toda área na qual existem árvores e animais. No local existe ainda uma placa indicando que é proibido jogar lixo. Mas o problema é que em volta de toda a reserva existe lixo jogado e mato seco, pronto para queimar. E os próprios caminhões da prefeitura jogam e queimam entulho no local.

Está precisando mesmo

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz e o senador Gilberto Goelnner, foram recebidos, hoje de manhã, em Brasília, pelo ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger. Eles apresentaram o projeto Lucas do Rio Verde Legal, desenvolvido há cerca de 2 anos, em Lucas, visando eliminar passivos ambientais e regularizar áres onde houve degradação ambiental. Mais de 600 fazendas foram cadastradas e, as que tiveram excesssos de desmates, estão iniciando reflorestamento.

O ministro foi informado dos avanços no projeto, criado pela prefeitura de Lucas e gerenciado pela ONG TNC, com apoio de multinacionais do agronegócio. "Mostramos ao ministro que este projeto por ser desenvolvido em todo o país. Mas é preciso o governo federal encabeçar esta luta, criar uma lei específica e chamar os municípios para fazerem sua parte, assim como está ocorrendo em Lucas do Rio Verde e começa a ser feito por consórcios na região Norte", disse Marino, ao Só Notícias.

Coordenador do PAS - Programa da Amazônia Legal- o ministro Mangabeira Unger deve discutir a proposta com Ministério do Meio Ambiente e outras pastas para buscar viabilizá-lo. Será necessário alocar um volume considerável de recursos para fazer um mapeamento das áreas onde houve excesso na derrubada de reservas legais, por exemplo, e deve ser um trabalho a médio prazo.

"É preciso dar o ponta pé inicial logo, mudar esta página de só operações repressivas e iniciar a regularização de áreas proporcionando condições para os proprietários reflorestarem onde houve excessos. Tem que vir de cima baixo (iniciativa do governo) e deve ser firmado grande pacto nacional", defendeu Marino.
Fonte: Sonoticias
Foto reprodução: Jornal Folha Verde, por Magnos Oliveira.

Precariedade no transporte coletivo

A sessão da câmara de vereadores de Sinop-MT virou uma graça. Ontem, os vereadores entre uma leitura e outra das indicações, arrumaram tempo e usaram a tribuna para brincar sobre a falta de um dos colegas que estava de lua-de-mel. Começou e terminou tão pouco interessante, que enquanto alguns falavam em plenário, outros estavam constantemente em conversas paralelas, sem contar o entra e sai em direção aos gabinetes. Antes mesmo do término do grande expediente, a maioria já tinha ido embora.
Durante o grande expediente, cobranças sobre a vergonha que é o serviço de transporte coletivo em Sinop-MT. Já sofri na pele a experiência de encarar o transporte coletivo. A foto é deste ano, para informar os passageiros, na época da exponop. Não tive coragem de encarar o transporte coletivo, pra falar a verdade, depois da última vez, que peguei o ônibus, justamente em uma noite de exponop, não repeti a experiência.
Para ir até a feira, tive que andar algumas quadras, até a avenida principal do meu bairro. Lá, não tinha nenhuma parada, mas existia um papel; colado em um estabelecimento comercial, como este do ano de 2008. Aí fui para a feira e na volta o absurdo: tive que esperar mais de uma hora para poder voltar pra casa. O motivo: a espera pra lotar alguns ônibus. Eu não acreditei! Só esperei e consegui me controlar, pelo fato de ter encontrado meu amigo, Romeu Picolli, que trabalhava na empresa.
Agora, passado um ano vejo que a situação é ainda pior, pois pelo que foi relatado na câmara de vereadores, a empresa estaria alterando algumas linhas, em bairros da cidade, sem dar justificativas, ou comunicar a população. Além da falta de paradas de ônibus nos locais em que existe o transporte coletivo na cidade.
De bom foi destacado o projeto Cata Óleo, da Escola Municipal Armando Dias, com o objetivo de fazer o reaproveitamento do óleo vegetal usado em residências. Segundo relatou o vereador, líder do governo, Sinop consome aproximadamente 200 mil litros de óleo de cozinha por mês.
O óleo de cozinha recolhido pelas famílias dos alunos será entregue para uma Cooperativa de Feliz Natal, que já trabalha com a produção de biodiesel a partir da soja e girassol.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Poda e derrubada de árvores

Na sexta-feira, me chamou atenção dois homens, que retiravam algumas árvores no centro da cidade de Sinop-MT (foto). É um absurdo a quantidade de podas feitas de maneira errada na cidade. Neste final de semana uma ocorrência foi registrada, segundo informações, um homem estava prestando serviços gerais em uma residência e foi cortar o galho de uma árvore. O galho ficou preso nos fios de alta tensão e ele levou uma descarga elétrica. O homem foi socorrido pelos bombeiros e levado ao Pronto Atendimento.
É claro que algumas árvores precisam ser retiradas e podas também devem ser feitas, mas sempre se respeitando alguns critérios.
Em uma época na qual deveríamos estar plantando árvores na cidade, estamos vendo exatamente o contrário. Se falta consciência por parte da população, falta também fiscalização, orientação e critérios para a retirada e podas de árvores.

domingo, 22 de junho de 2008

Perto do 15 anos, com carinha de 65.

Ele já foi cartão postal de Sinop-MT. O Gigantão do Norte, que virou Estádio Massami Uriu, foi inaugurado no dia 14 de setembro de 1993. Uma década de glórias para o futebol da cidade. Nos gramados o Sinop Futebol Clube fez história e colocou seu nome na geografia do futebol. Foram três títulos mato-grossenses com equipes formadas por grandes craques. O maior deles Marcelinho Boiadeiro, a maior revelação: Rogério Ceni.

Mas como nos campos, fora deles o que restou foi frustração. Sem a estrutura de um clube, o Sinop perdeu os grandes jogadores. Os torcedores que já não podem assistir bons jogos de futebol, perdem também a oportunidade de ter uma praça para prática de modalidades esportivas. Afinal de contas a parte de fora do estádio, se bem aproveitada, poderia virar uma grande área de lazer, com quadras de esporte, arborização e uma estrutura para despertar o interesse de jovens na prática de atividades físicas. Em volta do campo, na parte interna, já existe uma pista de atletismo, na qual ficam alguns materiais de treinamento feito por professores durante a semana. Ficam assim mesmo, como está na foto, jogados do lado de fora dos vestiários.

Quando se entra nos vestiários o cartão de visitas está na porta, uma teia de aranha. Lá por dentro, a placa de inauguração dos vestiários está jogada num canto ao lado de uma maca enferrujada; a torneira da pia não existe; os chuveiros estão danificados; os vidros dos vestiários estão quebrados e o piso não é emborrachado.
Subindo para os banheiros que são utilizados pelos torcedores, a situação não é diferente. Além dos mesmos problemas existentes nos vestiários dos atletas, existe um grave problema de infiltração, no teto do banheiro masculino e no banheiro feminino os vasos sanitários são impróprios para uso das torcedoras.
Se sentarmos nas arquibancadas, no gramado ao lado: muitas sacolas plásticas, copos descartáveis e garrafas pet. As catracas que contavam o número de torcedores estão jogadas na entrada, que também está sem a estrutura da cobertura que desabou e não foi mais colocada. Olhando para o alto percebe-se a falta de refletores nas torres de iluminação.

Hoje, em um dos jogos para definir o finalista do campeonato interbairros, o atleta Genilson (foto) do bairro Jardim Jacarandás, enquanto aguardava os companheiros lamentava a situação de jogar em um estádio que poderia estar em melhores condições: "Na verdade, Sinop merece estar em um estágio melhor. A gente acompanha, em Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, existem estádios que permitem que amadores e profissionais possam praticar um bom futebol. Sinop era para ser igual, mas pelo que eu vejo está meio abandonado pela parte do poder público. Pelo porte da cidade era pra se ter uma estrutura melhor". Nem mesmo a qualidade do gramado foi aprovada pelo jogador, questionado se prejudicaria jogar em um campo no qual a grama não foi cortada ele respondeu: "O gramado está em péssimas condições, tanto que o campo da Associação, perto do cemitério ele está em melhores condições pra gente jogar hoje. Isso pra nós que somos amadores, para um profissional, em se tratando do Gigante do Norte está complicado o aspecto do gramado".

Se para as semifinais do campeonato interbairros não deu tempo para arrumar o estádio, a esperança é que com um amistoso entre jogadores veteranos do Sinop e do Santos algumas melhorias sejam feitas. Depois, o jovem que completará 15 anos no dia 14 de setembro de 2008 deve seguir abandonado até a confirmação de algum outro grande evento, ou da participação do Sinop Futebol Clube no mato-grossense de 2009. Afinal de contas manter estádio em condições de jogo para disputa de competições amadoras deve ser muito luxo, pelo menos na visão de alguns administradores esportivos.

sábado, 21 de junho de 2008

Foto da semana

A foto da semana poderia ser de uma das lâmpadas acesas durante o dia na Av. das Itaúbas. No entanto esta chamou atenção pela falta de reparos. O poste é nos fundos da Mitra Diocesana, o local durante a noite é pouco iluminado e fica próximo da Reserva Ambiental, na qual o poder público e a população depositam e queimam lixo doméstico e entulhos.
Além do reparo na iluminação, é preciso ainda que haja também melhorias urgentes na área usada para chegar ao Bairro Jardim Celeste. A abertura de uma rua depois do último redondo da avenida, encurtou caminho, mas se transformou em depósito de lixo nos dois lados e também em um local perigoso, principalmente agora, com o aumento da poeira causada por motoristas que não respeitam ciclistas e pedestres e passam rapidamente com os carros.

Ibama e PF fecham 15 serrarias

Na Operação Arco de Fogo, de combate ao desmatamento, fiscais também apreenderam 20 mil metros cúbicos de madeira ilegal na Floresta Amazônica

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e agentes da Polícia Federal fecharam 15 serrarias, em Rondônia, durante a Operação Arco de Fogo, e apreenderam muita madeira escondida na Floresta Amazônica.

Na segunda etapa da Operação Arco de Fogo, de combate ao desmatamento, fiscais do Ibama e agentes da Polícia Federal fecharam 15 serrarias em Rondônia. Também foi apreendida uma grande quantidade de madeira que estava escondida na floresta.

No terreno emprestado pela prefeitura, o resultado mais sólido da operação: três mil metros cúbicos de madeira, avaliados em R$ 10 milhões. Nas contas do Ibama, apenas uma pequena parte do que é extraído ilegalmente em Cujubim, noroeste de Rondônia.

“Nos últimos seis meses, nós calculamos que deva ter saído daqui aproximadamente 20 mil m³ de madeira ilegal”, afirmou Antonio Wilson Pereira da Costa, coordenador do Ibama.

Cujubim vive da exploração de madeira. São 10 mil habitantes e 65 madeireiras. Segundo o Ibama, a maioria delas desrespeita a legislação ambiental e comercializa madeira sem origem, retirada de locais onde não existe plano de manejo. Ao todo, 15 empresas foram fechadas. As multas aplicadas superam os R$ 5 milhões.

Para tentar enganar a fiscalização, os madeireiros usam uma nova tática. Abrem clareiras no meio da mata e depositam toras retiradas ilegalmente. Quem passa pela estrada a poucos metros não consegue ver. Segundo a Polícia Federal, a maioria da madeira apreendida até agora em Cujubim foi nesta situação.

“Foram utilizados helicópteros para fazer um patrulhamento aéreo e localizar essas madeiras utilizando um GPS, para que fosse cotado essa coordenada e que as equipes pudessem chegar por terra, identificar essa madeira e apreender”, explicou Caio Porto Ferreira, delegado da Polícia Federal.

Agentes da Força Nacional de Segurança e da Polícia Federal também participam da segunda etapa da Operação Arco de Fogo. Uma sala para audiências foi instalada na base da operação. Uma juíza e uma promotora de Justiça ouvem as partes envolvidas nos crimes ambientais e, nos casos mais simples, a sentença pode sair na hora.
Fonte: www.globo.com/jornalnacional
Foto: desmatamento ao redor da cidade de Ariquemes, Estado de Rondônia ao longo dos anos, do Atlas National Geographic, por Magnos Oliveira.
Para ampliar, clique na foto.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Inverno

Hoje iniciamos o inverno. No Mato Grosso com temperaturas altas. Mas quando lembro de inverno não consigo esquecer dos momentos vividos no Rio Grande do Sul. O frio tem seus encantos, um deles eram as belas imagens que conseguiamos com as primeiras geadas. Geralmente saíamos depois do Bom Dia Rio Grande para captar imagens. Em uma das vezes, lembro que a Repórter Ronize Damassini me pediu para pegar umas imagens pra ela fazer um off de encerramento do jornal. Não levei muita fé, mas falei: - passa o off aí que vou tentar alguma coisa.
Depois do Bom Dia, como era de costume, passei em casa para tomar um café, ao redor do fogão de lenha. Dali, não tinha muita coragem para sair. Mas fui em busca das imagens e sinceramente, foi uma das sequências de imagens do amanhecer que não pude deixar de fora de meu arquivo pessoal.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Com passagem marcada para Pequim

O Brasil terminou os Jogos Paraolímpicos de Atenas na 14ª posição geral no ranking de medalhas, melhorando 10 posições em relação a Sidney.
Didi, conquistou medalha de prata na Paraolímpiada em 2006, nos 5000 metros. Atualmente ele é um dos 6 melhores do mundo nos 5000 metros e conquistou uma das vagas na relação de atletas que irão aos jogos Paraolímpicos de Pequim.
Nelson Trajano "Didi" Ned, atleta goiano, radicado em Sorriso-MT, bateu o próprio recorde na T13, em Brasília, na fase regional do Circuito Loteria Caixa Brasil Paraolímpico de Atletismo. Nos 800m fez o tempo de 2'034", nos 1500m o tempo foi de 4'16" e nos 5000m de 16'40".
A reportagem de Magnos Oliveira e Andressa Lorenzetti mostrando a preparação do atleta foi exibida no MTTV 1ª edição da TV Centro América desta quinta-feira.
Foto: Aécio Novaes.

Ibama multa fazendeiro em R$ 20 milhões

Mais R$ 20 milhões para somar aos R$ 938 milhões que o Ibama tem para receber. Enquanto as multas não são pagas, faltam investimentos para melhor fiscalização, e nossas matas e animais vão desaparecendo.

Fiscais da gerência de Barra do Garças do Ibama aplicaram esta semana uma das multas mais altas por desmatamento em Área de Preservação Permanente.

O proprietário da Fazenda Conquista, sediada no município de Alto da Boa Vista (1.030 quilômetros de Cuiabá), terá de pagar R$ 20 milhões por ter desmatado 4 mil hectares de floresta dentro da reserva indígena Marãwatséde, da etnia Xavante.

Além de multada, a área foi embargada, ficando seu proprietário impedido de acessar novos financiamentos, fazer transferência de titulação, seja parcial ou total, e outras implicações legais.

O desmate representaria um terço das terras da fazenda (de 12 mil hectares). Os fiscais chegaram até essa propriedade durante vistoria em uma área vizinha, onde havia ocorrido um desmate inferior.

De acordo com o chefe da Gerência Executiva do Ibama de Barra do Garças, José Roberto Moreira, a fiscalização teve como base imagens de satélites do Deter (Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real), acompanhadas pelo Instituto de Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Na área desmatada, conforme fiscais do órgão, o fazendeiro cultiva soja e arroz. O desmate, apesar de descoberto somente agora, não é recente. O Ibama acredita que a devastação florestal ocorreu entre 2003 e 2005.

O proprietário, cujo nome está sendo mantido sob sigilo, mora em Goiás e esteve na fazenda no dia seguinte à vistoria dos fiscais. Informado por um funcionário sobre a multa, ele foi ao encontro dos fiscais e acabou sendo notificado pessoalmente.

Durante mais de 10 anos a reserva Marãwatséde foi objeto de disputa judicial. Depois de longa batalha, em 2004, o povo Xavante teve a área reconhecida como reserva indígena. Entretanto, explicou o gerente do Ibama, grande parte das terras está devastada e ocupada por fazendeiros e posseiros.

A luta dos índios agora é pela mudança do percurso da BR-158, que corta a reserva e está sendo asfaltada. Os xavantes querem desviar a via para o limite da reserva na tentativa de evitar novas invasões.

OPERAÇÃO – A autuação da Fazenda Conquista faz parte “Operação Roncador”, lançada em março deste ano pelo Ibama dentro dos quatro polígonos de monitoramento do satélite Deter. Os fiscais estão baseados em quatro municípios: Vila Rica, Alta Floresta, Sinop e Aripuana. Dessas localidades saem para checar imagens de satélites, denúncias formalizadas, informações levantadas pelo serviço de inteligência do Ibama.

Conforme o chefe da Divisão de Controle e Fiscalização do órgão em Mato Grosso, Rodrigo Dutra Silva, a proposta de fazer com que essa operação seja implantada de maneira definitiva está sendo discutida.
Fonte: Diario de Cuiabá, por Alecy Alves.
Foto: área de mata em Sinop-MT, por Magnos Oliveira.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Exemplo para ser seguido

Vem da cidade de Sorriso, um exemplo que poderia ser seguido pelo município de Sinop-MT. Distante apenas 80Km de Sinop, Sorriso inaugurou a revitalização da área verde em 13 de maio de 2003. E com o passar do tempo as coisas foram melhorando. O local, no centro da cidade é um orgulho para os moradores. Além de ser um atrativo para o descanso e passeios da população, pode ser usado para eventos culturais. Tudo em contato direto com a natureza. É o pouco que sobrou de verda na cidade, sendo muito bem cuidado.
Aqui em Sinop ainda enfrentamos o problema de como cuidar de nossas reservas ambientais. A população não cobra melhorias, tanto que é conivente e muitas vezes participa de ações como depositar lixo, ao redor das reservas, com áreas que não são isoladas.
Além de isolamento, falta investimento, nosso parque florestal, poderia ser um cartão postal, mas, como não é prioridade investir para melhorias significativas no local, as ações são apenas de manter a área limpa.
Outro ponto da cidade, que poderia receber uma "revitalização", é a que fica próxima da Praça das Bandeiras. No local, dos dois lados da antiga Avenida dos Mognos, existem árvores e um local que poderia também receber investimentos. A transformação da área, com plantio de mais árvores, com a construção de uma praça esportiva, seria uma idéia interessante.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Menores livros do mundo

O menor livro do mundo, com 5mm, é pouco maior que um grão de arroz. Estes da foto, um pouco maiores, puderam ser vistos e comprados na Exponop. O estande dos menores livros do mundo encantou as pessoas que passavam pela área na qual também se podia comprar produtos de artesanato.
Muitos ficavam impressionados com o tamanho e a qualidade das obras. Livros como o da foto podiam ser comprados por R$ 20,00, sendo que vinham três exemplares.
Por R$ 15,00 era possível levar uma obra um pouco maior.
Clicando na foto é possivel ampliar e ler a página do livro.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Melhores do Brasil estiveram em Sorriso

Na foto, aparece Wellington Garcia, vencedor da categoria MX1, na 5ª Etapa do Brasileiro de Motocross, disputado ontem, em Sorriso-MT. Entre as fotos de Mauricio Arruda, que podem ser vistas no site: www.motox.com.br, escolhi esta por um detalhe importante. Em segundo plano, o fotógrafo conseguiu captar a equipe da TV Centro América, no momento em que Fábio Mezzacasa e Magnos Oliveira criavam a passagem da matéria.
A etapa do brasileiro, no norte mato-grossense contou com várias personalidades: Joaninha nos bastidores, Jorge Negretti e Chumbinho nas pistas, além de jovens promessas. Mas o público que fez a festa durante as disputas. Uma festa no final de semana que mostrou além do brilho dos pilotos, uma grande competência na organização do evento.
Para se ter uma idéia, o piloto com maior número de títulos em nacionais, Pedro Bernardo Raimundo, o Moronguinho, é o recordista em títulos brasileiros, nos anos em que competiu, venceu 14 vezes.
Hoje Milton Becker, o Chumbinho, que tirou segundo lugar, perdendo para Nico Rocha, mas garantindo a primeira colocação na categoria MX3, com 13 pontos a mais que os 100 de Nico Rocha, é o piloto que pode bater o recorde de Moronguinho.
Chumbinho, de Santa Catarina, conquistou os últimos quatro títulos brasileiros. Ao todo são 9 nacionais, 3 no Supercross e 1 no Ultracross.
Além destes títulos, o piloto de 40 anos de idade, também guarda na galeria outras conquistas: Campeão Gaúcho, bi-campeão paranaense, bi-campeão mato-grossense e octa-campeão catarinense.
Outro nome de respeito que ainda compete e está em terceiro lugar na MX3 é Jorge Negretti, que venceu 7 vezes o brasileiro.
Mas não foram só os gigantes das pistas que brilharam em Sorriso, os garotos da categoria 65cc também deram show. Kaio Cesar e Thiago Formehl, fizeram a disputa de líderes de grupo. Kaio venceu e chegou aos 101 pontos, com o segundo lugar na prova, Formehl, uma das promessas do motociclismo mato-grossense, também garantiu, com 86 pontos, a segunda colocação na categoria 65cc.
Cezar Zamboni, outro piloto mato-grossense que promete, voltou de lesão e não teve sorte, caiu logo na largada. Ficou nas últimas colocações, mas consequiu garantir o 5º lugar, resultado que manteve o piloto na 3ª colocação na categoria 85cc, mas a diferença para o primeiro lugar, aumentou para 30 pontos. Agora Rodrigo “Lama” aparece com 105 pts, contra 78 de Cezar Zamboni.

domingo, 15 de junho de 2008

Guilherme e Santiago na Exponop 2008

A penúltima noite da Exponop foi uma festa que reuniu grande público no parque de exposições de Sinop-MT. O melhor da noite foi o show da dupla goiana Guilherme e Santiago. Um show que animou o público na arena de rodeios. Uma prova de que vale a pena investir em shows de qualidade.
Para quem perdeu, ou quem quer curtir de novo a dupla estará em julho na Expomutum que vai de 03 a 06 de julho e terá ainda shows com CPM 22, Teodoro e Sampaio e Montenegro e Boiadeiro.

sábado, 14 de junho de 2008

Palavra de boleiro

Krieger é um conquistador de títulos, em 92 e 93, foi campeão mato-grossense com o Sorriso Esporte Clube. Em 94, atuou em Rondônia e conquistou o campeonato estadual com o Ariquemes. No futsal ganhou três vezes a Copa Centro América e três vezes foi campeão estadual de futsal. Um especialista nos campos e nas quadras, por Nova Mutum, foi duas vezes campeão da Copa Centro América, por Sorriso uma vez. Sabe muito de futebol, tanto que em um dos campeonatos por Nova Mutum, além de jogar, treinava a equipe.
Krieger é uma das pessoas que poderia ajudar o futebol mato-grossense. Ele fala um pouco sobre a fase atual dos campeonatos estaduais.

Krieger qual a atual realidade do futebol de Mato Grosso?
O nosso futebol ao invés de crescer, está decaindo. Muitas vezes se olha equipes boas formadas dentro do Estado, com um certo poder aquisitivo e trabalhando de forma errada. Investem muitas vezes em medalhões que não trazem nada para o Estado. Estamos deixando a nossa garotada de lado, os jogadores que poderíamos formar
para trazer jogadores que ficam três, quatro meses aqui, levam o dinheiro embora e não criam identidade com nossa realidade. O nosso principal problema é que não existe uma formação de categoria de base, e na maioria das vezes quando se investe na base, não existe apoio, existe a crítica para aquelas pessoas que estão trabalhando e tentando mudar o futebol. Hoje no Brasil você pode pegar grandes equipes nas quais garotos de 16, 17 anos estão atuando, entrando nos jogos e virando craques, se a gente não conseguir fazer o mesmo aqui, o futebol vai virar em 2, 3 meses de competição sempre.

Na atual Copa Mato Grosso, não temos nenhuma equipe da região norte. Deixar as equipes paradas é o melhor para os clubes?
A gente sente, as equipes jogam 3, 4 meses e acaba, se investe para tentar ganhar um estadual e depois não existe seqüência no trabalho. A equipe de Sorriso, Ubiratã, por exemplo, ainda tentam pagar dívidas da última participação e existe a falta de motivação para entrar na Copa Mato Grosso. Chegou a hora de se parar, organizar, para que se consiga trabalhar, 10 meses, fazendo assim um contrato para os atletas atuarem no Campeonato Matogrossense, e depois na Copa Mato Grosso. Não adianta ficar gastando altas quantias para jogadores atuarem 3 meses e depois deixar o restante do ano sem campeonato.
Assim, muitas vezes o torcedor acaba se iludindo que vai ter um grande time, ai os resultados não acontecem e a torcida acaba se afastando do estádio.

Teu filho joga no Paraná, ele sofreu uma lesão no ano passado, com está a situação do garoto?
É o Alessandro, 15 anos, no ano passado quando jogava a nona partida pelo Paraná Clube ele machucou o joelho, operou, fez ligamento cruzado, faz seis meses da cirurgia, mas já está voltando pro trabalho com bola. O Paraná está investindo nele, ele está estudando, está jogando e quer ser um jogador de futebol. Mas a gente deixa sempre bem claro que existem milhões de jogadores querendo ser, e querer não é poder, a gente como pai orienta ele nisso e apoia para que ele treine bastante e torce para que com muita humildade, amanhã ou depois, possa quem sabe, viver do futebol.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Tá liberado também para particulares

Hoje, feriado de Santo Antônio, padroeiro de Sinop-MT, pode-se perceber que a Reserva Ambiental, no centro da cidade, realmente virou o depósito de entulhos. Durante toda semana, mesmo com a presença de um guarda, pessoas depositavam material que fica queimando na área na qual existem placas indicando o telefone da Secretaria de Meio Ambiente, para denúncias de queimadas.
Nos dias de feriado e no final de semana, como não existe a guarda no local, fica liberado para que todos possam colocar entulhos (foto). E também para quem queira colocar outro tipo de lixo para queimar durante a semana.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Joaninha faz cinco vezes o back flip

Inesquecível! Assim pode ser definida a noite na qual Joaninha, Paris e Negretti estiveram na Exponop. O público lotou a arena de rodeio. Faltou lugar para assistir, pincipalmente Joaninha. E como sempre ele correspondeu. Ontem, especialmente, mostrou muito profissionalismo. O piloto caiu logo no aquecimento para os saltos, um tombo que mostrava que a noite não seria fácil. Com tantos shows, ter braço para andar na areia, e não decepcionar um público tão animado é algo para gigante.
E Joaninha se mostrou grande, quando, depois de uma pequena discussão com integrantes da equipe, na qual um deles, durante o ajuste da moto para os principais saltos, comunicou ao piloto que ele não havia avisado para trazer algo, e disse que era pra ir da maneira que tava ali.
Joaninha visivelmente chateado conversou com Negretti e disse algo como: não veio. O professor Negretti ainda conversou por alguns segundos com Joaninha, mas o piloto deve ter falado, vai assim mesmo.
Depois, foi pra pista largou a moto e ajustou as rampas.
Um ajuste para mostrar, que mesmo com uma estrutura que ainda não é a ideal, o caminho para o destaque também nas manchetes internacionais, como um dos principais pilotos de freestyle do mundo se torna cada vez mais curto.
O público pediu o back flip, Joaninha fez a manobra com variações. Cinco vezes o back flip, para um público que delirava com aquele, que hoje, é disparado o maior ídolo de Sinop-MT.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Joaninha: o melhor show da Exponop

Não desrespeitando os gostos, os artistas, enfim aqueles que fazem da Exponop uma grande feira. Principalmente os valentes peões que montam no rodeio, uma atividade que particularmete acho dispensável, não gosto. Mas hoje, Joaninha faz aquele que será o melhor show da exposição. Nem mesmo a decisão da Copa do Brasil, entre Corinthians e Sport deve tirar o público fiel do piloto. Afinal de contas é o melhor piloto de manobras radicais do Brasil.
Bem menos valorizados, nossos outros talentos da região, não conseguem lotar uma arena. Ainda não conseguiram atingir a fama merecida de Joaninha. Mas ninguém merece ficar cantando para uma meia dúzia de pessoas em uma arena gigantesca, preparada para grandes shows, sob o pretexto de se dar oportunidade para os artistas locais.
É um dos erros que acontecem todos os anos na Exponop. Seria muito mais interessante, criar um espaço bacana, no qual os artistas locais, muitos deles que nem estão se apresentando na feira, pudessem divulgar seus trabalhos.

Irresponsabilidade pública

O mato não está só ao redor da placa, está em volta de toda a Reserva Ambiental, localizada no Jardim Botânico, centro de Sinop-MT. Pior, está seco, e deve pegar fogo nos próximos dias. Ela indica telefone para denúncias de queimadas em uma área que queima há três semanas. E a irresponsabilidade do poder público não se limita ao pecado da omissão, existe uma participação direta para contribuir com a transformação de uma área de reserva em lixão.
Tudo isso em época na qual as discussões giram em torno da preservação do meio ambiente.
Hoje pela manhã novamente o fogo tomava conta do local. E mesmo com um guarda na entrada; que nem deveria existir, pois ali deveria ser um local isolado, passam os jiricos carregados de entulhos que são depositados diariamente (foto). O abandono das Reservas Ambientais da cidade, já é preocupante. A do Parque Florestal, por exemplo, precisa de limpeza e isolamento, urgente, pois o mato em volta da reserva se transforma em estopim nesta época do ano. Transformação de áreas que deveriam ser de preservação, em depósito de entulhos! Em área central da cidade! Área na qual, estão instalados o Lar dos Vicentinos, a APAE, e um hospital, é intolerável.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Um problema também do interior

Problemas de poluição e desperdício são comuns em muitas cidades do Brasil
Em várias cidades do Brasil, os mananciais apresentam problemas de poluição e de desperdício de água nas redes de distribuição. A observação é da coordenadora do Instituto Socioambiental (ISA), Marússia Whately.
No final do ano passado, o instituto constatou por meio de uma pesquisa que o desperdício de água diário de todas as capitais brasileiras, juntas, seria suficiente para abastecer uma população de 38 milhões de pessoas, por dia.
– É praticamente a população da Argentina inteira. Ou seja, a gente perde por dia, antes de chegar à casa dos consumidores, uma quantidade de água muito grande – disse Marússia Whately, em entrevista á Rádio Nacional.

Ela ressaltou que, embora o Brasil seja um dos países com maior quantidade de água – cerca de 12% de água potável –, a distribuição no território nacional não é adequada.
– Tem locais que têm muita gente e pouca água, é o caso de São Paulo, por exemplo.
De acordo com a coordenadora do ISA, a capital paulista é uma das cidades brasileiras que já vivem chamado “estresse hídrico”.
– Nós já temos uma produção de água muito próxima do que se precisa tirar dos mananciais para consumo. Mas, apesar disso, nós temos uma perda de água muito grande – disse, ao destacar que em São Paulo, por exemplo, o desperdício chega a 30%. Esse volume daria para abastecer mais de 4 milhões de pessoas.
Foto: desperdício em Sinop-MT, por Magnos Oliveira.
Fonte: Agência Brasil.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Depois da 5ª rodada do brasileirão

Alguns acham melhor no tempo em que o campeonato tinha os mata-matas. Outros não, mas o fato é que antes, a cada edição, os cartolas inventavam novas fórmulas, esculhambando com o campeonato. A seriedade no calendário da competição veio com os pontos corridos, no campeonato brasileiro de 2003. No primeiro ano o Cruzeiro foi o campeão. Depois venceram a competição: Santos 2004, Corinthians 2005, São Paulo 2006 e novamente São Paulo em 2007.

Como goleadores da competição tivemos Dimba do Goiás com 31 gols em 2003, Washington do Atlético-PR com 34 gols em 2004, Romário do Vasco com 22 gols em 2005, Souza do Goiás fez 17 gols em 2006 e em 2007 Josiel do Paraná terminou na artilharia com 20 gols. Ou seja, em nenhuma edição, o campeão teve também o artilheiro da competição.

Terminada a 5ª Rodada da competição em 2008, veja como está a pontuação dos times que desde 2003 participam, ou participaram do campeonato:
1º - São Paulo - 379
2º - Santos - 365
3º - Internacional - 344
4º - Cruzeiro - 342
5º - Atlético Paranaense - 318
6º - Goiás - 314
7º - Corinthians - 311
8º - Flamengo - 301
9º - Figueirense - 296
10º- Fluminense - 294
11º- Vasco - 284
12º- Paraná - 281
13º- Juventude - 266
14º- Palmeiras - 258
15º- Atlético-MG - 233
16º- Botafogo - 223
17º- São Caetano - 215
18º- Ponte Preta - 204
19º- Coritiba - 189
20º- Grêmio - 157
21º- Paysandu - 146
22º- Fortaleza - 142
23º- Vitória - 111
24º- Guarani - 110
25º- Criciúma - 110
26º- Náutico - 59
27º- Sport - 59
28º- Bahia - 46
29º- Brasiliense - 41
30º- Santa Cruz - 28
31º- América-RN - 17
32º- Portuguesa - 5
33º- Ipatinga - 5

Hoje, Flamengo e Cruzeiro dividem a liderança do campeonato com 13 pontos e o goleador é Marcinho do Flamengo com 5 gols.

domingo, 8 de junho de 2008

Ensino prejudicado até outubro

A reforma na Escola Nossa Senhora da Glória, no bairro Alto da Glória, em Sinop-MT, iniciou em janeiro, tinha prazo de conclusão de 120 dias. No local estão sendo investidos R$ 602 mil na reforma geral das 11 salas e construção de mais 4 salas, um banheiro, cozinha e refeitório.
Os 930 alunos (dos três turnos) estão tendo aulas em um barracão, alugado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), até junho.
Na sexta-feira, em uma reunião, com representantes do governo, da comunidade escolar, de pais de alunos, da construtora responsável pela obra e da imprensa ( Andressa Lorenzetti e Magnos Oliveira, da TV Centro América estiveram na cobertura jornalística da matéria que foi exibida no MTTV 2ª edição de ontem), o diretor da escola, Anésio Bach declarou: "um dia antes do secretário vir aqui, a empresa colocou 18 pessoas para trabalhar na obra. Passados dois dias que o secretário esteve aqui, diminuiu para 3 ou 4 pessoas novamente. A gente liga para a empresa a culpa é da Seduc. Fala com a Seduc, com assessoria jurídica, com o pessoal da superintendência de estrutura escolar e dizem que o problema é que a empresa não têm capacidade de financiar, de dar sequência na obra. E a gente fica aqui sem saber o que fazer".
Em resposta ao diretor, o superintendente de estrutura escolar do Estado, Leonardo Rodrigues explicou que "faltou um planejamento inicial de como trabalhar isso", referindo-se ao andamento da obra. Ele disse ainda que "a questão da telha isotérmica, é um material que não estava previsto inicialmente no contrato. É necessário um aditivo para que seja formalizado para a empresa construtora. Em 30 de maio saiu a suplementação orçamentária, em 30 dias isso tá publicado em edital e podendo ser feito o pagamento dessa cobertura para a empresa, resolvendo o problema financeiro.
No prazo máximo de 90 a 120 dias para tar sendo concluído. Até 30 de julho vai estar sendo entregue provisoriamente, 10 salas de aula, mais conjunto de banheiros, cozinha e refeitório e nesse intervalo os alunos vão ser transferidos para a escola, e a empresa vai estar dando continuidade na reforma durante períodos noturnos de turma sem aula, para fazer adequações naqueles espaços. Até inicio de outubro, final de setembro, acreditamos que a obra já esteja concluída".
A professora Elaine Gilavert (foto), já abandonou algumas turmas, ela pediu demissão do período diurno, vai ficar só com o noturno, que com menos barulho ainda apresenta condições para a professora ministrar aulas. A segurança dos alunos também foi questionada, alguns pais disseram que a qualidade da madeira usada na obra não é a ideal. Um deles peguntou ao representante da empresa: O senhor garante quanto tempo aquela madeira lá?
A resposta foi que a responsabilidade civil, como engenheiro, é de 5 anos após o término da obra e mais 20 anos no caso de queda.

sábado, 7 de junho de 2008

Esperando por um dono

A foto ao lado é da gatinha que foi levada no dia 22 de abril, para a Drª Alessandra Pacola, ela é voluntária da Apams e recebeu a gata que foi encontrada abandonada em uma estrada de Sinop-MT, com fome e doente. Depois de tratada a médica veterinária ainda está com a gatinha na clínica. Hoje ela aparece na foto abaixo, e aguarda por um dono. Coisa que é dificil de acontecer, pois a gatinha apresenta deficiências que dificultam uma adoção.
Confira o diagnóstico da Drª Alessandra:
Qual a situação da gata quando ela foi entregue na clínica?
Ela apresentava uma rinotraqueíte, estava bem debilitado, mal conseguia andar. Nós conseguimos operá-la, só que ela já perdeu a visão, provavelmente por ter ficado muito tempo, abandonada na rua. O animal também não tem dente nenhum, provavelmente ela nasceu assim, a alimentação dela tem que ser pastosa.

A gatinha já pode ser adotada?
Sim, é um animal bem amigável, mas é dificil a gente passar para doação um animal que não tem dentes, que não consegue se alimentar direito e que é cego.

Qual é o procedimento do profissional voluntário, depois que o animal está curado, ele é colocado junto com os outros na Apams?
Por enquanto ela fica comigo. Os animais que muitas vezes não conseguem ser doados, eles vão ficando com a gente. Eu mesmo como voluntária estou pensando em ficar com ela, caso não se encontre um doador. Até mesmo para que ela não volte pra rua.

Mesmo com esta dificuldade de adoção, sempre se tenta a recuperação de animais? Em quais casos o animal é sacrificado?
Quando a gente recebe um animal, sendo uma doença reversível, sempre se tenta fazer o tratamento, mesmo sendo prolongado e tendo um custo, muitas vezes significativo para a empresa. Só sacrificamos animais que não tenham condições de recuperar, mas na Apams, 90 % são curados.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

O jornalismo que vem da audiência

- O mundo de hoje é um mundo melhor que o de antigamente, todos podem falar e gerar conteúdo - declarou o doutor em Comunicação e professor da Universidade de São Paulo, Manuel Carlos Chaparro, nesta sexta, em Porto Alegre, em painel sobre ética no Fórum de Debates promovido pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI). O evento faz parte da semana comemorativa dos 200 anos da imprensa no Brasil.

Dentro de uma discussão sobre ética, Chaparro conseguiu refletir sobre o fenômenos de produção de conteúdo por parte da audiência que se verifica na internet (a chamada geração C).

O português radicado no Brasil tem uma visão otimista, sem deixar de lado a crítica. Ele falou também sobre a "revolução das fontes" – se antes o jornalista ia à rua atrás de fontes, agora, cada vez mais, as fontes se tornaram competentes para abastecer a mídia. Isso em especial através de assessorias que, com competência, usam a imprensa como ferramenta de marketing.

– Não podemos deixar o marketing se sobrepor à linguagem jornalística. Até porque não interessa ao marketing o apodrecimento da linguagem jornalística – advertiu o professor.

Fonte: Blog Rede Mídia
Foto: Larry Silva/Divulgação

Sobram focos de queimadas em Sinop-MT.

A queimada noturna (foto) é no setor industrial de Sinop-MT, próximo ao parque de exposições. O fogo atingiu uma área que deveria estar limpa, mas que tomada pelo mato e com a falta de chuva se transformou em perigo, principalmente para os equipamentos de uma empresa de energia elétrica, próxima da área. Os bombeiros foram chamados pelo guarda da empresa e jogaram água, mas o fogo no local durou bastante tempo e fez muita fumaça que atingiu, principalmente, os bairros Jardim das Primaveras e Parque das Araras, na noite de quarta-feira.
Outro bairro que sofre com a falta de limpeza dos terrenos é o Jardim América. Todos os anos o fogo atinge o local, colocando em risco as casas, muitas delas de madeira. Na quinta-feira, por volta as 15h, na rua Formosa, um morador que estava no local, construindo uma casa (foto direita), se não colocou fogo no terreno ao lado, também não fez nada para evitar. Com o vento forte a fumaça e as faíscas, foram todas para casa do lado. As mulheres da casa recolheram a roupa do varal e fecharam a residência. Os vizinhos da frente também não reclamaram da situação.
E o hábito de colocar fogo para limpar terrenos é normal para os moradores da cidade, embora seja crime, tanto que logo depois, na rua dos Manacás, no Jardim Santa Mônica (foto), outro camarada limpava o terreno, colocando fogo no local. Mesmo filmando a figura, ele não parou o serviço, ignorou minha presença e continuou fazendo o trabalho.
Queimada urbana é um crime contra a saúde pública, mas não existe nenhuma propaganda do poder público para alertar os moradores sobre os atos ilegais. Também não existe fiscalização, ou pelo menos divulgação de pessoas que tenham sido notificadas pela prática que é comum na cidade.
As imagens das queimadas, registradas pelo repórter cinematográfico Magnos Oliveira, foram exibidas, no MTTV 1ª e 2ª edição da TV Centro América, da quinta-feira.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Marina Silva critica posição de Blairo

A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (PT-AC) usou o seu primeiro discurso após sua volta ao Senado para fazer críticas ao governador do Mato Grosso, Blairo Maggi (PR). Ela fez um pronunciamento de 40 minutos e foi aplaudida por seus colegas.

Em seu discurso, Marina criticou o governador por ter sido contra a resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) que impede a concessão de crédito para os produtores que praticaram desmatamento. A decisão foi tomada após o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) ter registrado aumento da área desmatada na Amazônia em setembro do ano passado. A mudança entra em vigor em julho.

“É um erro do governador Blairo Maggi. É um erro combater o que está funcionando, que é o combate ao desmatamento ilegal”, disse Marina. Para a ex-ministra, o correto é apoiar práticas de desenvolvimento sustentável e condenar o desmatamento ilegal. Ela destacou ter trabalhado até então em conjunto com Maggi, o que teria permitido reduzir o desmatamento do estado em 72%.
Fonte: G1, por Eduardo Bresciani
Foto: Geraldo Magela / Agência Senado.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Festa da agricultura familiar

Nova Fronteira, distrito de Tabaporã-MT, esteve em festa no último final de semana. Uma festa em meio ao frio mato-grossense. No sábado durante apresentações musicais, mesmo com o clima pouco favorável, o pessoal se divertiu. Primeiro com os talentos da terra, depois com o show de Johnny e Marcos. No domingo, mais frio, até parecia uma manhã sulista. Enquanto os atletas descansavam para as provas da 1ª Olimpiada Rural, Valdir Machado corria para deixar tudo pronto.
Alguns jogavam futebol e vôlei, outros se preparavam para encarar o ciclismo. Poucos participantes na prova. Três no masculino e uma no feminino. Mas nem por isso, faltou disposição para os competidores e Vagner Perecin chegou em primeiro lugar.
Depois do ciclismo os atletas aqueceram para encarar os 8.400 metros de corrida. Entre as seis atletas que disputaram a prova no feminino Claudinéia de Peixoto de Azevedo chegou em primeiro lugar. No masculino, mesmo competindo com nomes conhecidos, como Marcio Valin, que conseguiu classificação na categoria elite para a Corrida de Reis no ano passado, Leonardo Macedo, também de Peixoto de Azevedo conseguiu vencer a prova que teve 14 participantes.
A primeira festa da agricultura familiar e jogos abertos de Nova Fronteira conseguiu atingir o objetivo de incentivar jovens do assentamento para pratica do esporte e também mostrar as potencialidades da região.
A equipe da TV Centro América esteve na cobertura do evento e exibiu a reportagem de Fabio Mezzacasa e Magnos Oliveira, com apoio de Aécio Novaes, no MTTV 1ª Edição de ontem.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Estado que mais derrubou árvores.

Uma área equivalente ao Estado do Rio de Janeiro, este é o total desmatado pelos Estados, o campeão em derrubar árvores: Mato Grosso. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em São José dos Campos, interior de São Paulo. Nos nove meses, entre agosto de 2007 e abril de 2008, foram desmatados, 5.850Km² da floresta amazônica. O número já é maior do que o devastado nos doze meses anteriores: 4.974Km². Só em abril deste ano 1.123Km² de mata vieram abaixo, 70% foram derrubados só em Mato Grosso.
A notícia gerou protestos. Produtores e pecuaristas contestam os números do INPE e pedem que o governo do Estado percorra as áreas apontadas pelo satélite para confirmar se os desmatamentos são mesmo recentes. O setor reclama ainda que o governo federal, investe muito em fiscalização e pouco no agronegócio.
"O governo tem feito ações empregando seus recursos em muita fiscalização, em pirotecnia, ao invés de canalizar esses recursos para recuperação de áreas degradadas", declarou Rui Prado, presidente da Famato.
Em Brasília, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, prometeu mais medidas de fiscalização, entre elas a operação Boi Pirata que vai apreender gado criado em áreas ilegais além de 500 novos homens cedidos pelo Ministério da Justiça que vão formar os batalhões ambientais especializados para atuar na Amazônia.
"A nossa expectativa é que essas medidas tomem efeito de tal maneira que a comparação dos dados de junho deste ano tenham redução em relação aos dados de junho a setembro do ano passado", declarou Carlos Minc.
O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, contestou os números, mas desta vez não quis embate com o ministro do Meio Ambiente, preferiu dizer que novas estratégias serão traçadas em conjunto para tirar o Estado do topo da lista de inimigos da Amazônia.
"Vamos estar nos próximos dias nos reunindo pra alinhavar as metodologias que nós estamos utilizando e que o meio ambiente também usa, enfim, fazer políticas mais preventivas, acho que é disso que nós estamos precisando neste momento", disse Blairo Maggi.
Fonte: Jornal da Globo, 03 de junho 2008.
Foto: área da Gleba Mercedez, em Sinop-MT.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Reserva Ambiental ou lixão?

As fotos foram tiradas hoje, 13h, em Sinop-MT, em uma área que seria de Reserva Ambiental, mas que está com cara de lixão. A mulher que saiu com um saco de laranjas, disse que toda semana passa por ali e consegue algumas frutas que ainda podem ser aproveitadas, contou que hoje não estava muito bom, mas que em alguns dias "eles deixam mais coisas". Na entrada existe um guarda. Em uma conversa informal, sobre a situação de existirem restos de alimentos, e lixo no local, ele disse que só existe a guarda até sábado de manhã, depois, fica sem ninguém "cuidando", até segunda-feira. Falou que quando chega está novamente cheio de lixo.
Perguntei ainda sobre o fogo, ele disse que tinha ligado para o pessoal vir jogar água, e até o momento, não tinha aparecido o caminhão. Aproveitou para me falar que na semana passada um médico, esteve falando com ele, reclamando da fumaça que tomou conta do Bairro Jardim Paraíso, no qual existe um hospital, bem próximo da reserva.
O fogo continua ao mesmo ao lado do local, no qual um caminhão da prefeitura (foto direita), coloca restos de galhos. A questão é preocupante, além de ser uma área ambiental, tomada pelo lixo, que irá incendiar o restante da reserva nos próximos dias, existe o fato de que o poder público deveria dar o exemplo, para poder fiscalizar queimadas que estão acontecendo em Sinop.
Na mesma hora, outra área, no Jardim Celeste, atrás da reserva ambiental, estava queimando (foto ao lado), uma área grande, na qual o proprietário deve ter colocado fogo para limpar o mato seco. A pergunta que fica é com que moral, pode-se punir alguém, quando o próprio poder público, que deveria fiscalizar, deixa, queimando, durante uma semana uma área que é de Reserva Ambiental?